Oncotô / Torvelinho de misturas e negociações

Episódio do programa Oncotô.

Sinopse da TV Brasil:

Neste terceiro episódio de Oncotô? Expedição Sul, Jorge Mautner guia o telespectador por mais uma viagem ao Sul do Brasil, para mostrar que, num país cohabitado por portugueses e índios, chegam africanos de diversos povos e regiões que se misturam na senzala.

O programa falará do papel que os africanos têm na formação da amálgama brasileira a partir da visão de Jorge Mautner, da antropóloga Maria Lúcia Montes e do escritor Jorge Caldeira. E percorrerá as cidades de Piratini e Canguçu, no Rio Grande do Sul,conversando com descendentes de escravos que contam seus costumes e suas histórias de vida.

Exemplo vivo da amálgama de José Bonifácio, quilombolas praticam a religião luterana trazida pelos imigrantes alemães. Em Canguçu, Antônio Leonel fala da sua busca de identidade através do conhecimento de seus antepassados, e de como é contada a história do negro no sul do Rio Grande do Sul, e em Piratini, o quilombola gaúcho S. Valdemar da Silva, dará uma aula sobre brasilidade e sobre a relação entre homens, animais e natureza.

Neste contexto, Jorge Mautner fala das misturas entre negros, senhores e índios que já aconteciam na casa grande, criando novas relações e formas de convivência: "Linguagens complexas que viraram o Brasil num torvelinho de misturas e negociações".

Finalmente, Maria Lúcia Montes, conclui dizendo que, ser brasileiro significa carregar ao mesmo tempo, em cada um de nós, o escravizador e o escravizado.

Share