29.12.2013Jorge Mautner & Gilberto Gil

Nesta quarta-feira, dia 1 de janeiro, o canal Sesc-TV (59, na NET) transmite gravação de show de Mautner e Gil acompanhados pela banda Tono, realizado em abril de 2013 no Sesc Pompéia. Além do show, o canal exibirá conversas e cenas dos bastidores.

Share

21.11.2013Novo curso de Jorge Mautner no Midrash

Novo curso de Jorge Mautner no Midrash

Hoje, 21 de novembro, Mautner começou um novo curso no Centro Cultural Midrash, no Leblon. O tema das quatro palestras é Cantando para Deus, e nelas Jorge tratará de religiões e suas canções, pois fé é a poesia levada a sério. Segue o release do Midrash:

 

CURSO COM JORGE MAUTNER NO MIDRASH
Manifestações Religiosas - Cantando Para Deus

Misticismo, religião, história, política, música, poesia, filosofia... Em novembro, o Midrash Centro Cultural inicia um curso inédito com Jorge Mautner:? MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS, CANTANDO PARA DEUS. Serão ao todo quatro aulas com o filósofo e músico sobre a história das religiões. O curso prevê a contextualização das tradições religiosas no Brasil, onde Mautner e seus convidados especiais entoarão cânticos, hinos e orações-poesias. As aulas acontecem às quintas-feiras, dias 21 e 28 de novembro e 5 e 12 de dezembro, às 20h. O valor total do curso é de R$ 240.

1º Encontro: Candomblé, Umbanda, Quimbanda e Espiritismo.

2º Encontro: Judaísmo, com a presença do rabino Nilton Bonder.

3º Encontro: Cristianismo.

4º Encontro: religião ateia do Positivismo.

 

SERVIÇO

CURSO???
MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS, CANTANDO PARA DEUS ???
JORGE MAUTNER e convidados
??
Qui | 20h | 4 encontros | R$ 240???
21 e 28 de novembro e 5 e 12 de dezembro
??
Contextualização e cantos das tradições religiosas no contexto brasileiro. Mautner e convidados falam metaforicamente das virtudes e condimentos de cada uma delas.??
Midrash Centro Cultural - Rua General Venâncio Flores, 184 - Leblon - Rio de Janeiro – RJ???
Tel. 21 2239 2222 / 2239 1800??
www.midrash.org.br / secretaria@midrash.org.br

 

Share

24.07.2013Palestras sobre a Amálgama no Midrash

Palestras sobre a Amálgama no Midrash

Começa no dia 1 de agosto a série de palestras de Jorge Mautner sobre a Amálgama, no Midrash. Mais sobre a Amálgama pode ser encontrado aqui (em vídeo) ou aqui (em texto).

Share

26.05.2013No nível do mito

Da coluna de Caetano publicada em 12 de maio, no Globo:

 

Jorge Mautner sempre me diz que, num artigo sobre a tradução americana de “Verdade tropical”, algum resenhista anglófono citou Faulkner a meu respeito. Eu não me lembro de ter lido nada disso. Sigo Mautner como a um mestre, mas isso não quer dizer que acredito que tudo o que ele diz seja fato. Ele está sempre no nível do mito.

 

(coluna na íntegra)

Share

18.04.2013Luiz Amorim, Jairo Mozart e Marechal Rondon

Luiz Amorim, Jairo Mozart e Marechal Rondon

Recomendo também o livro do meu amigo Jairo Mozart, que além de ser músico, compositor, intérprete, tem um livro que em poemas narra a saga de Rondon. Este livro, claro, é sobre o marechal índio Rondon e sua obra imensa pelo Brasil à fora. Tenho tocado com Jairo Mozart em várias ocasioões e é bom lembrar também que ele participa do importantíssimo ponto de cultura T-Bone do Luiz Amorim. Este Luiz Amorim, era um açougueiro que amava literatura, e há muitos anos atrás, enquanto ainda açougueiro, a cada pedaço de carne que ele vendia, ele incluía um livro de presente para quem comprasse a carne. Hoje em dia ele é reconhecido em vários países por seu trabalho, e uma das maiores criações de Luiz Amorim foi a de colocar livros à disposição dos que estão nas imensas filas de ônibus, esperando a sua vez de embarcar, podendo então cada um destes pegar dois livros. É o maior sucesso! Todos vão lendo pela primeira vez. Imenso abraço para todos vocês, Luiz Amorim, Jairo Mozart e para o Marechal Rondon.

 

Foto Luiz Amorin: http://stravaganzastravaganza.blogspot.com.br

Share

14.04.2013Antônio Cícero

Recomendo, em primeiro lugar, o livro de Antônio Cícero, que é o texto dele como filósofo que ele proferiu no dia 7 de dezembro de 2012 por ocasião do Congresso de Filosofia e Cultura Brasileira no Rio de Janeiro do qual também participei, e também entre outros Luiz Carlos Maciel, Júlio e Rosa Bressane. O titulo é "Filosofia e Niilismo". Antônio Cícero além de filósofo é meu amigo profundo, poeta e compositor da música popular brasileira. Abraços também para sua maravilhosa irmã e intérprete Marina Lima.

Share

13.04.2013Portal

Em primeiro lugar estou ainda megulhado na alegria do lançamento do Portal obra prima de arte do séc XXI executada por João Paulo Reys e Maria Borba e também com imenso abraço para o produtor e financiador deste Portal Washington Cavalcanti e sua esposa Simone e também tantos outros convidados que contribuíram totalmente para o êxito luminoso deste lançamento!

 

Share