10.05.2014Piratas judeus do Caribe

Piratas judeus do Caribe

O meu amigo Dr. David Nigri me presenteou com o fantástico livro Jewish Pirates of the Caribbean. Recomendo fortemente o livro que conta a história de como judeus portugueses e espanhóis dominaram os mares caribenhos e garantiram a democratização e a segurança judaica da América!

Share

23.04.2014Lançamento: Para Detonar a Cidade

Lançamento: Para Detonar a Cidade

No sábado, 26 de abril, às 16h, na Livraria Cultura do Centro do Rio, vai ser lançado o álbum Para Detonar a Cidade, registro de 1972 recentemente descoberto pelo pesquisador Marcelo Fróes. São dois discos com composições inéditas em disco e versões também inéditas de músicas do clássico do mesmo ano, Para Iluminar a Cidade, como Quero ser locomotiva e Estrela da noite.

 

O lançamento acontecerá neste sábado, Record Store Day, na Livraria Cultura, que fica na Rua Senador Dantas, 45, na Cinelândia, centro da cidade. Jorge estará lá a partir das 16h para receber os interessados e autografar os discos.

(Página do evento no Facebook)

Share

20.03.2014Do meu amigo Carlos Moreira

Poema sobre mim escrito pelo grande escritor Carlos Moreira, de Porto Velho. No segundo semestre deste ano será lançado o seu excelente livro Corpo Aberto.

 

São Jorge Poeta

o mais pagão dos santos

o mais alucinado dos estetas

vaca de profanas tetas

astrofísico do caos

da lama fértil

do beat

habite meu silêncio

e para sempre

abençoado fique

Share

26.02.2014Sobre Eduardo Coutinho

Sobre Eduardo Coutinho

Este texto sobre Eduardo Coutinho foi escrito por Guilherme Coelho, cineasta e escritor. Recomendo sua leitura pela sua importância em todos os sentidos.

Share

21.02.2014Três Tons de Jorge Mautner

Três Tons de Jorge Mautner

Neste ano, entre as muitas boas novas relacionadas à vida e obra de Jorge Mautner, foram relançados três dos principais álbuns da carreira de Jorge. Para Iluminar a Cidade, Jorge Mautner (disco homônimo) e Mil e Uma Noites de Bagdá foram remasterizados e lançados em CD pela Universal. O projeto foi idealizado pelo jornalista Renato Vieira, que coordenou todo o processo e escreveu os textos que acompanham a caixa. Na foto, Jorge e Renato Vieira no lançamento da caixa no Rio e, abaixo, links para críticas e matérias sobre os discos.

21/1 - Revista Música Brasileira

24/1 - Veja

27/1 - Blog do Tárik de Souza

9/2 - Blog Notas Musicais

11/2 - O Tempo

12/2 - Gazeta do Povo

16/2 - Jornal da Paraíba (1 e 2)

17/2 - Estadão

21/2 - Estado de Minas

Share

03.02.2014Novo colaborador: Ottaviano de Fiore

Queridos amigos e amigas deste Portal da Nova Era; a partir de hoje este Portal receberá a colaboração do meu amigo Ottaviano de Fiore. Seus artigos são de suprema importância para todos nós,a relevância do Ottaviano em minha vida sempre foi formidável,suas análises e idéias,sua visão de rigor Histórico e da mais alta sensibilidade e profundidade intelectual são vitais para determinar e aprofundar a visão de todos nós nesta imensa Amálgama que é a cultura e a realidade do Brasil no século XXI!!!! 
 
Share

29.12.2013Jorge Mautner & Gilberto Gil

Nesta quarta-feira, dia 1 de janeiro, o canal Sesc-TV (59, na NET) transmite gravação de show de Mautner e Gil acompanhados pela banda Tono, realizado em abril de 2013 no Sesc Pompéia. Além do show, o canal exibirá conversas e cenas dos bastidores.

Share

13.12.2013Temporada de caça

Repostamos aqui no Portal o maravilhoso vídeo Temporada de Caça, feito por Rita Moreira em 1988. Como explicado no post do vídeo, Temporada de Caça trata da violência homofóbica na cidade de São Paulo, destacando o assassinato do irmão de Zé Celso, o também diretor de teatro Luís Antônio Martinez Corrêa, morto em um assassinato homofóbico. O vídeo ganha nova relevância no atual momento em que interesses, fora e dentro do governo, pressionam contra a criminalização da homofobia. Os direitos dos não-heterossexuais não podem ser leiloados de acordo com a conveniência política do momento. Sim ao PLC-122!

 

(João Paulo Reys)

Share